Cabo “desbitolado”, é um cabo que não possui a quantidade suficiente de cobre para atender a corrente para qual foi adquirido.

O cabo “desbitolado” :

  • Não atende às normas de segurança;
  • Causa aquecimento;
  • Deteriora o isolamento;
  • Causa aumento de consumo de energia elétrica;
  • Pode causar curto circuito e incêndio.

 

Ao adquirir cabos elétricos, para não ser enganado, você deve verificar:

  1. A etiqueta de identificação no produto deverá indicar a seção produto, norma vigente, o selo do INMETRO, a marca da certificadora e, principalmente, o número de registro do produto com a validade (o qual pode ser confirmado no site do INMETRO).
  2. No corpo do cabo deve estar gravado qual a sua seção nominal (medida da área de corte do cabo) além de outras informações obrigatórias. Contudo, fique atento porque estas informações nem sempre estão visíveis.
  3. Outra forma de identificação é a comparativa. Compare um cabo, reconhecidamente de marca boa, com o cabo que você está avaliando. O peso do produto pode ser diferente. A quantidade de fios, também, deve ser observada: quanto menor a quantidade de fios maiores as chances de acontecerem problemas.
  4. É possível identificar o cabo através do dimensionamento da quantidade de cobre existente. Pode usar um micrometro, e medir os fios elementares, e calcular a área da seção transversal para identificar se é um cabo desbitolado, ou não.

Fique atento, todos os fios e cabos devem possuir certificação do INMETRO. Porém, saiba que mesmo com a fiscalização, existem empresas que usam o selo do INMETRO, mas o cabo está fora dos padrões exigidos.

São cabos produzidos por fabricantes que burlam as normas, para baratear o produto, e utilizam menos cobre que o exigido, e mais PVC, colocando em risco a segurança do consumidor e de seu patrimônio.

Assim, para garantir sua segurança, e de seu patrimônio, adquira cabos elétricos em empresas idôneas e de sua confiança.