Proton Cabos

Cuidado! Você pode estar sendo enganado.

 

Cabo “desbitolado” é aquele que não possui a quantidade de cobre suficiente para atender a corrente para a qual foi adquirido. Esta deficiência gera aumento de consumo de energia elétrica até curto circuito e incêndio.

Ao adquirir cabos elétricos você deve verificar:

1- A etiqueta de identificação no produto deverá indicar a seção do produto, a norma vigente, o selo do INMETRO, a marca da certificadora e, principalmente o número do registro do produto com validade (o qual pode ser confirmado no site do INMETRO).

2- No corpo do cabo deve estar gravado qual a sua seção nominal (medida da área de corte do cabo) além de outras informações obrigatórias. Contudo, fique atento porque estas informações nem sempre estão visíveis.

3- Outra forma de identificação é a comparativa. Compare um cabo, reconhecidamente de marca boa, com o cabo que você está avaliando. O peso do produto pode ser diferente. A quantidade de fios, também, deve ser observada, quanto menor a quantidade de fios maiores as chances de acontecerem problemas.

4- É possível identificar o cabo através do dimensionamento da quantidade de cobre existente. Pode se usar um micrometro e medir os fios elementares e calcular a área da seção transversal para identificar se é um cabo desbitolado ou não.

Existem fabricantes que burlam as normas, e produzem cabos “desbitolados” com custos menores.  Utilizam menos cobre que o exigido e mais PVC, colocando em risco a segurança do consumidor e de seu patrimônio.

Os fios e cabos devem ter certificação do INMETRO.

Porém, fique atento, porque mesmo com a fiscalização existem empresas que usam o selo do INMETRO e o cabo não se encontra dentro das normas.

Para garantir sua segurança, e do seu patrimônio, adquira cabos elétricos em empresas idôneas e de sua confiança.

A Próton Cabos possui idoneidade e tradição no mercado de cabos elétricos. Consulte nossos produtos e preços neste site e pelo canal de whats.

 

Conheça nossos cabos especiais em: https://protoncabos.com.br/produtos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *