NR 23

Estamos na estação mais quente do ano, com milhares de equipamentos ligados à rede elétrica, muitas vezes gerando sobrecarga que pode causar curto circuitos e incêndios. Nestes momentos é que percebemos o quão importante é a NR 23.
A NR 23 é a norma regulamentadora que trata de segurança contra incêndio no Brasil.
Ela tem como objetivo estabelecer as condições mínimas de segurança para prevenir e combater incêndios em ambientes corporativos, protegendo trabalhadores e patrimônio.
As principais disposições da Norma se referem a:
- Equipamentos de combate a incêndio: os locais devem possuir extintores, hidrantes e outros dispositivos de segurança.
- Treinamento: pelo menos um grupo de trabalhadores deve ter treinamento para lidar com situações de incêndio, e saber usar os equipamentos de combate ao fogo.
- Sinalização e saídas de emergência: que devem ser bem visíveis, com orientações sobre rotas de fuga, localização de equipamentos e saídas de emergência.
- Manutenção preventiva: os sistemas devem passar por manutenção regular garantindo, assim, seu funcionamento adequado.
A NR 23 também traça algumas diretrizes, que devem ser obedecidas sobre a estrutura do local que abriga o ambiente corporativo como:
- Largura mínima das portas (1.20m);
- Possuir porta corta fogo;
- Utilizar cabos adequados com isolamento anti chamas;
- As saídas devem ser dispostas de forma que entre elas e qualquer local de trabalho, não se tenha de percorrer distância maior que 15m quando o risco for grande, e 30m quando o risco for médio ou pequeno;
- O sentido de abertura da porta deverá ser para fora do local de trabalho;
- Nos locais onde o risco for elevado ou médio, deverá haver um sistema de alarme capaz de dar sinais perceptíveis em todos os locais da construção.
A íntegra da NR 23 você acessa no Portal do Gov.br.