Proton Cabos

Cabos Certificados

 

Adquira sempre cabos certificados!

Esta é a melhor forma de garantir a segurança de sua família e seu patrimônio.

Cabos elétricos irregulares:

– Não suportam a corrente elétrica gerada;
– Consomem muita energia;
– Apresentam um superaquecimento;
– Podem provocar incêndio.

Visando baratear o custo do produto, alguns fabricantes utilizam menos cobre, e mais PVC na produção do cabo elétrico.

Cabos elétricos devem possuir quantidade de cobre suficiente para cada seção nominal (bitola). Esta quantidade de cobre é que confere ao cabo a capacidade de condução em amperes. Se o cabo não possuir a quantidade correta de cobre ele não é validado pelo INMETRO, eis a importância da certificação.

Ao adquirir cabos elétricos, para não ser enganado, você pode seguir algumas dicas:

– Conferir a etiqueta de identificação! Esta etiqueta deve indicar a seção do produto, a Norma vigente, o selo do INMETRO, a marca da certificadora e o nº do registro do produto com a validade (detalhe que pode ser confirmado no site do INMETRO).
– Verificar se no corpo do cabo está gravado qual sua seção nominal, além de outras informações obrigatórias. Fique atento porque estas informações nem sempre estão visíveis.
– Faça o teste da comparação: compare um cabo, reconhecidamente de marca boa, com o cabo que você está avaliando. Se o peso do produto for muito diferente, fique alerta. A quantidade de fios do cabo, também deve ser observada: quanto menor a quantidade de fios, maiores são as chances de acontecerem problemas.
– Identifique o cabo através do dimensionamento de quantidade de cobre existente. Pode ser usado um micrometro e medir os fios elementares, calculando a área da seção transversal para identificar se o cabo foi corretamente dimensionado ou não.
– Mesmo com toda a fiscalização existem empresas que usam o selo do INMETRO sem o cabo cumprir as Normas. Por isso, busque comprar seus cabos elétricos em empresas idôneas e de sua confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *