HEPR x PVC, o que comprar?
A função da isolação nos cabos elétricos é confinar o campo elétrico gerado pela tensão aplicada ao condutor no seu interior.
A isolação dos cabos elétricos deve ser constituída por material plástico, podendo ser do tipo termoplástico ou termofixo. Os termoplásticos são compostos que não curam ou amolecem com a alta temperatura. Os termofixos possuem uma estrutura rígida mesmo a altas temperaturas e após processados não voltam mais ao seu estado original.
O limite da isolação térmica é uma variável importante para determinar a capacidade de condução de corrente elétrica de um condutor para uma mesma seção nominal. O condutor isolado em HEPR possui capacidade de condução de corrente maior do que o isolado em PVC. Essa característica pode ser verificada comparando os valores das tabelas de capacidade de condução de corrente dos cabos com isolação 70ºC e 90ºC.
São características de cabos com isolação em PVC:
-Limites Térmicos
Temperatura máxima em regime permanente ………..70ºC.
Temperatura máxima em regime de sobrecarga……..100ºC.
Temperatura máxima em regime de curto circuito ….160ºC.
– Possui boa estabilidade química;
– Pouco sensível à água;
– Facilmente coloridos;
– Utilizam estabilizantes adequados pode combater o envelhecimento térmico;
– Possui rigidez dielétrica e poder indutor alto;
– Possui resistência de isolamento mais fraca frente ao isolante de polietileno;
– As perdas dielétricas acima de 20kV são grandes, assim é indicado para cabos de potência em instalações elétricas de até 10kV;
– Possui característica anti chama porém, sua queima produz fumaça com grandes quantidades de gases tóxicos e corrosivos.
São características de cabos com isolação HEPR:
– Limites Térmicos.
Temperatura máxima em regime permanente …………….90ºC.
Temperatura máxima em regime de sobrecarga …………130ºC.
Temperatura máxima em regime de curto circuito ……….250ºC.
– Possui uma rigidez dielétrica única com mínima dispersão;
– Resistente à água;
– Resistente aos agentes oxidantes e ao envelhecimento térmico, o que permite manter em um nível aceitável as densidades de correntes quando instalados em ambientes quentes;
– Elevada resistência às radiações e descargas ionizantes;
– Bastante flexível mesmo em baixas temperaturas;
– Possui baixas perdas em média tensão;
– Pode ser usado em condutores de baixa, média e alta tensão.
Recomenda se que a escolha do condutor elétrico seja feita com base na norma NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão, e sempre realizada por um profissional especializado.
A escolha correta do material isolante que será utilizado no cabo elétrico é essencial para durabilidade, resistência e bom desempenho de uma rede elétrica.
Precisando de assessoria qualificada procure a Próton Cabos Especiais, que possui equipe técnica disponível para indicar as melhores opções em isolação de cabos.
Conheça nossos cabos especiais em: https://protoncabos.com.br/produtos/